Auditando a cédula
Embora o Sistema e-Votação UFMT seja autoexplicativo sobre a Auditoria, esclarecemos que antes de enviar a cédula o eleitor pode opcionalmente auditar a criptografia utilizada. Entretanto, será necessário criptografar novamente, pois ao realizar a auditoria, a criptografia é verificada e os votos são expostos.
Para assegurar a inviolabilidade do voto, a cédula auditada não será utilizada na contagem dos votos. A auditoria tem por objetivo certificar que a cédula está sendo preenchida e criptografada corretamente com as escolhas do eleitor.
Para auditar sua cédula, durante o processo do voto você chegará na etapa mostrada na Figura 1. Nesse ponto você pode clicar em 'Auditar'.
Figura 1 - Revisão das escolhas feitas
Na sequência, conforme a Figura 2, uma explicação sobre a auditoria do voto será exibida. Para começar a auditoria clique no botão 'Verify Encryption'.
Figura 2 - Revisão das escolhas feitas para auditar
Na próxima tela você terá informações adicionais sobre a auditoria. Novamente vale destacar que depois desse procedimento será necessário realizar novamente o voto, clicando no botão 'voltar para a votação', como mostra a Figura 3.
Para prosseguir com a auditoria, copie o texto destacado e clique no link 'verificar cédula'.
Figura 3 - Auditoria do voto
Uma nova aba ou janela do seu navegador será aberta, conforme mostra a Figura 4. Cole sua cédula cifrada na caixa de texto e clique no botão 'Verificar'.
Figura 4 - Auditoria do voto
A página será atualizada e o resultado da criptografia será exibido, conforme mostra a Figura 5.
Figura 5 - Auditoria do voto concluída
Observe o resultado da verificação no final da página. Seu voto foi descriptografado, a cifragem foi conferida e as provas da criptografia foram realizadas com sucesso.
Agora, retorne para a outra tela (Figura 3) ou acesse novamente o endereço de votação para realizar novamente seu voto.
Adicionalmente, ao fim da votação, é possível auditar toda a eleição por ferramentas externas. Uma dessas ferramentas é o Pyrius, disponível no endereço https://github.com/google/pyrios.